sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Hoje Vamos Falar de Natação. Desafio Fitness 4x1000

Calcanhar de Aquiles da maioria dos triatletas amadores, a natação é muito difícil de ser desenvolvida depois da adolescência. Li em vários livros de triathlon, que a natação de alta performance pode até começar na infância, mas se solidifica entre os 10 e 16 anos de idade. Simples assim, se você nadou forte, em nível competitivo entre os 10 e 16 anos, você terá a memória fisiológica para sempre. Quem perdeu essa fase, já era, vai remar remar remar e nunca vai alcançar a imensa lacuna que existe entre os atletas. Eu observo a técnica de alguns alunos na piscina da academia e já sei se eles começaram a praticar natação quando adulto ou não; a diferença é absurda. E não tem essa de dizer que faz 1 ano que voltou a nadar, se nadou forte na adolescência, vai nadar forte pra caramba. O cara pode estar gordo, sedentário, fumante e fora de forma, vai nadar melhor que eu. Aqui no WB Triathlon Team, acho que só o Adriano Visioli tem um histórico de natação desses, o resto meu amigo, é treino, força, educativo e resultados minguados.



Por que estou falando sobre isso? Para desanimar? Jogar tudo para o alto? Muito pelo contrário, para entendermos melhor que o nosso caminho é mais árduo e que não podemos parar de treinar nunca! Temos que entender que existe essa lacuna gigantesca (por exemplo, um cara como o Adriano consegue segurar um pace de 1:25 – 1:30 a cada 100m tranquilamente em um treino de 2000m, enquanto um dos “normais” bem condicionado consegue segurar no máximo algo em torno de 1:45 – 1:50), e aprender a lidar com essa diferença é importante para nosso crescimento como atleta.

Ontem foi realizado na Academia Fitness Center o Desafio 4x1000m de natação. Formaram-se equipes de 4 pessoas, cada uma para nadar 1000m; montadas de acordo com níveis de desempenho para ficarem equivalentes. Eu curto muito desafios assim. Gosto de competir em natação, apesar de ter um desempenho bem mediano. Uma breve introdução: Quando comecei a nadar, perguntei para a professora Cleo, qual seria um pace considerado de respeito, o equivalente a 5min/Km da natação; ela me disse que seria 2:00/100m. Até hoje essa informação é bem relevante para mim, já que quando não faço força numa série de 200 ou 400, quase invariavelmente faço um tempo superior a isso. Voltando, ontem no desafio fui o último a cair na água e minha equipe estava com 50 metros de desvantagem para o primeiro lugar e 200 metros de vantagem pro terceiro. Os dois nadadores que cairiam na piscina por último das duas equipes nadam melhor do que eu, mas pensei: “Não vou me contentar com o segundo lugar, vou caçar esse primeiro lugar!”; e fiz força, rapaz, fiz força demais, bati meu recorde pessoal dos 1000m e não é que ... não deu! Claro que não rolou! Caramba, a garota que nadou do meu lado não só segurou a vantagem como abriu mais 100m de mim? Parecia que eu nadava cachorrinho do lado dela.



A velha lacuna que existe e foi citada anteriormente. Natação é dureza. Fiz os 1000m para 18:05, pace de 1:49/100m, fiquei extremamente satisfeito e muito feliz pelo desempenho. Esses desafios são bons porque a gente se renova e aumenta a vontade de treinar cada vez mais. No desafio do ano passado, nadei para 19:55, isso mostra que os treinos estão dando resultado e a evolução está ocorrendo. E não tem jeito meu amigo, triatleta ou não, o gente é cair na piscina 3 vezes por semana, caprichar nos educativos e treinar cada vez mais. E aguentar as gracinhas do Adriano na piscina.

Foto meramente ilustrativa. Esses não são da equipe WB Triathlon Team.

Os outros atletas da WB Triathlon Team que participaram foram: Adriano de Quadros (Estava na minha equipe e ficou em segundo lugar), Irving (estava na equipe das mulheres-peixe e ficou em primeiro lugar) e Marcus (ficou em terceiro). Aliás, referências especiais ao Marcão, com sua entrada borbulhante na piscina. O cara nada demais! É fera! Adriano Visioli queria nadar os 4000m solo e como não deixaram, resolveu não participar do desafio. Vai entender.



Um comentário:

  1. Matheus, me passa essa força aí, kkkkk (1:25????) Cara valeu pela lembrança mesmo que exagerada e parabéns pelo texto. Ótimo médico oftalmo, triatleta e blogueiro. Na próxima vou nadar os 1000m e levar caldo de vcs. ABraço

    ResponderExcluir