terça-feira, 28 de outubro de 2014

Correndo pelos Parques e Ciclovias de Cascavel



Correr deliberadamente por onde bem entender é uma dos melhores exercícios de liberdade que podemos realizar. Ser capaz de calçar um tênis e correr por aí, está entre as melhores benesses que uma vida saudável proporciona. Pegar uma bicicleta e passear em meio à natureza também traz uma paz mental inigualável. Se em companhia da esposa ou dos filhos, melhor ainda.

Há dias estava em Balneário Camboriú e pude curtir momentos assim, correndo e pedalando pela ciclovia na orla, sentindo a brisa no fim da tarde, observando as pessoas passeando e se exercitando, pensei: que vidão.  Voltei para Cascavel e em conversa com o pessoal da WB Triathlon, discutíamos os lugares de treino aqui em nossa cidade. Evidentemente não existe uma orla deliciosa para desfrutarmos, mas há lugares extremamente interessantes para um treino descontraído de domingo ou pesado de terça à tarde.

Nessa série de posts, destrincharei e desenharei o mapa das ciclovias e parques da cidade onde pode-se fazer um bom treino de corrida. As análises são pessoais e não profissionais, sendo vistas pela ótica de um triatleta que visa principalmente os treinos, mas por vezes quer apenas curtir a vida e relaxar. A proposta é treinar em todos os locais da cidade onde efetivamente existe uma estrutura para a prática de atividade de corrida, por isso meu “dossiê” não inclui certas vias onde muitas vezes observamos atletas treinando (como a Cuiabá, Manaus, Rodovia para Espigão, entre outras.

Os lugares visitados serão:
 
  1. Avenida Brasil no trecho de ciclovia entre o terminal leste – trevo cataratas
  2. Avenida Barão do Rio Branco
  3. Lago Municipal
  4. Ciro Nardi
  5. Avenida Tancredo Neves com prolongamento para BR 277 até o distrito industrial
  6. Parque Tarquinio
  7. Parque Vitória
  8. Autódromo




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Avenida Brasil



O primeiro lugar visitado e comentado foi a ciclovia da avenida Brasil no trecho entre o terminal leste e o trevo cataratas. É uma das ciclovias mais antigas da cidade. Eu me lembro que quando era adolescente já pedalava por lá. A impressão quando se corre ali é que a última reforma na pista foi na década de 1990 mesmo. A pista é muito ruim. Desnivelada, com alguns buracos, o trecho que passa pela praça Itália ficou um pouco confuso. Não vou dizer a vocês que é o local mais prazeroso da cidade para treinar, mas tem umas peculiaridades interessantes. No trecho que passa perto do Irani tem muita árvore e uns aparelhos de ginástica, então sempre tem gente ali mosqueando, isso dá uma sensação de domingo no parque, que eu gosto muito. Outra vantagem é que não é entupido de gente nos fins de tarde ou aos domingos, como no lago, então dá para treinar bem por lá.

Altimetria: É uma altimetria dura. Você inicia no terminal leste com uma leve descidinha e depois começa uma subida imensa de 1500 metros até quase a frente do Irani. Depois tem-se uma leve descida de novo e um sobe e desce até próximo ao trevo cataratas onde acaba a ciclovia. A vantagem é que a volta é quase toda em descida.

Distância: A distância total do terminal leste até o fim da ciclovia é de 3 km.

Tipos de treinos: Bom local para treinos de tempo run quando se busca uma altimetria variada, ideal para quem quer fazer até uns 6km (1 volta) a 12km (2 voltas), buscando fortalecer o rendimento em subidas. Ali tem uma grama relativamente boa para treinos (inferior à grama da Tancredo), então quem estiver buscando um treino na grama com altimetria variada encontra ali um bom local. Como as subidas são longas e não tão íngremes, não considero um bom lugar para tiro em rampa (como na Tancredo), mas é uma opção. Não é um bom local para longão, por exigir muitas voltas, mas se conectar com a Barão do Rio Branco monta-se um treino bem interessante.

Segurança: Eu sempre fico meio ressabiado em correr ali à noite, principalmente no trecho do Irani para frente pois é muito deserto. Desaconselho mulheres desacompanhadas. Com relação aos carros, como na Tancredo, em geral o pessoal respeita nos retornos, mas aos domingos têm que redobrar atenção com relação a isso. Uma vantagem com relação à Tancredo, é que o único semáforo que cruza a ciclovia é o da praça Itália, então o treino fica menos travado.

Hidratação: Não existe estrutura própria para hidratação dos corredores. Se precisar numa urgência se hidratar, existe os postos de gasolina na região da Rocha Pombo onde você consegue uma água de urgência.

Vantagens: Uma boa opção para quem mora na zona leste da cidade. Permite treinos que variam entre 6-12km. Tem uma quantidade relativamente boa de sombras e em geral é um local agradável para treinos.

Sugestões: Recapeamento da pista principalmente em algumas entradas após retornos, criação de locais (pelo menos 3 - 1 por km) para obter água e melhorar um pouco a manutenção da grama em alguns locais.





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