sábado, 20 de dezembro de 2014

Correndo pelos Parques e Ciclovias de Cascavel – Lago Municipal de Cascavel



Hoje continuaremos nossa saga pelos parques e ciclovias da cidade. O primeiro episódio foi a Avenida Brasil do terminal leste até o trevo cataratas, o segundo relato foi da ciclovia da Avenida Barão do Rio Branco.

Os lugares visitados serão:
1.     Avenida Brasil no trecho de ciclovia entre o terminal leste – trevo cataratas
2.     Avenida Barão do Rio Branco
3.     Lago Municipal
4.     Ciro Nardi
5.     Avenida Tancredo Neves com prolongamento para BR 277 até o distrito industrial
6.     Parque Tarquinio
7.     Parque Vitória
8.     Autódromo

3 - Lago Municipal de Cascavel



A ciclovia do lago municipal de Cascavel é o grande xodó da Cidade quando o assunto é práticas esportivas. Para mim, é o local mais agradável para uma corrida no fim de tarde. A ciclovia não é perfeita, muito longe disso, a pista é inclinada, estreita, a segurança não é maravilhosa e há muita coisa para melhorar, mas o visual, o clima e as cores do lago são indescritíveis.



Porta de entrada para grande parte dos iniciantes na prática de corrida, a ciclovia possui 4 entradas, sendo completamente fechado o acesso por outros locais (com exceção dos condomínios que dão acesso ao lago). As duas primeiras entradas são pela Avenida Rocha Pombo, tanto pelo antigo restaurante, onde existe uma infraestrutura um pouco maior, como pela entrada do antigo e demolido teatro, onde hoje há uma quadra de basquete e uma lanchonete. As outras duas entradas são no lado oposto do lago, uma localizada ao final da Rua Tiradentes, outra pela Rua Terra Roxa, próximo à antiga entrada do zoológico. Possui distância em torno de 4.090m. Digo algo em torno, porque a medida depende muito de alguns fatores:
1 - se você tangenciar todas as dezenas de curvas que a ciclovia possui, obviamente a distância será menor pelo GPS.
2 – dependendo da quantidade de gente na ciclovia, o ziguezague pode aumentar bastante a distância.
3 – Esse eu considero primordial. Na curva onde há entrada pela quadra de basquete, você pode fazer tangenciando os aparelhos de ginástica, ou abrindo, fazendo curva em ângulo de 90º perto da calçada, o que dá exatamente a distância de 4090m.


Altimetria: Plano. Quase um tapete. Para quem faz a corrida preferencialmente no sentido anti-horário, tem uma subidinha queima-coxa próximo ao restaurante. Para quem faz no sentido horário as subidas são mais diluídas e não se sente. Mas, falando sério, o lago é plano! A altimetria não deve ser considerada aqui. Se quiser subida, saia do lago, para qualquer lugar que se vai, tem subida de respeito.

Distância: Como já discuti anteriormente, algo em torno de 4090m.

Tipos de Treinos: Na minha opinião os melhores treinos para o lago são os treinos de ritmo (tempo run), onde você quer oscilar o mínimo possível a frequência cardíaca e marcar um ritmo do início ao fim.Diferentemente do parque no Ibirapuera em São Paulo que possui “camadas” de ciclovia ao redor no lago, o nosso lago só possui a ciclovia principal. A pista não é larga, quatro pessoas andando uma ao lado da outra já congestionam toda a ciclovia, então esse lugar não é o ideal para intervalados. Tem as marcações no chão, o terreno é plano, o lugar é bonito, mas a pista não ajuda nesse sentido. Se for optar por esse tipo de treino, sugiro horários com menor fluxo de pessoas. Pode ser feito longão, mas dependendo da distância você corre o risco de se sentir um ratinho de laboratório, dando voltas e voltas e voltas. O máximo que já fiz foram 5 voltas e meia.

Segurança: Eu considero o local relativamente seguro para treinar. Obviamente não é tão seguro quanto o Ciro Nardi e o Autódromo, mas tem uma certa segurança e alguns pontos interessantes de análise. Primeiro ponto, os carros, não há risco nenhum de atropelamento; nos dias de hoje, essa é uma grande vantagem. Segundo ponto, a ciclovia possui um certo monitoramento por seguranças e no verão inclusive feito pela polícia também. Muito longe do que gostaríamos, mas OK. Terceiro ponto, tudo depende do horário e o dia que você for treinar. Se escolher de segunda a sábado no final da tarde, pode treinar tranquilo que nada vai te acontecer, pode mulher sozinha que eu considero bem seguro. Quando anoitece já fica mais inseguro, principalmente na parte fora da ciclovia, na avenida. Mas meus amigos, no Brasil à noite, onde é que é seguro? No início da manhã é tranquilo em termos de segurança, mas ao final da manhã já fica mais perigoso. A única tentativa de assalto que a Carol sofreu nesses anos todos de lago foi em um dia às 11 da manhã. O fluxo de pessoas diminui consideravelmente e aí gera aquele ambiente de oportunismo para os bandidos. Domingo é um caso a parte. Pela manhã, OK, muita família, pessoas saudáveis e de bem com a vida. À tarde e noite vira o caos. Garotada bebendo, ouvindo som alto, usando entorpecentes, fazendo arruaças, brigando; realmente domingo à tarde não é dia para treinar no lago. A segurança é intensificada, mas a quantidade de pessoas dispostas a praticar o mal é maior. Muito ruim. Minha coleção de histórias de problemas em domingos à tarde é enorme, desde copo de cerveja na cabeça, pessoas tentando me derrubar, xingamentos e muitas outras situações. Evitem o Domingo, a não ser que queiram somente passear no lago, para treinos não serve. Outro dia estava correndo e um cara gritou: “Vai correr a maratona de Boston? Vai tomar bomba na cabeça!” – mal sabe ele como é difícil se classificar para essa prova. Bem que eu queria, meu amigo! - quase respondi.

Hidratação: Essa é uma parte boa do lago (não estou dizendo para beber água do lago); é que tem pelo menos 3 pontos de água, sendo que eu só confio na fonte que fica perto da entrada do condomínio do lago. Mesmo assim com ressalvas. Tem banheiro para urgências e uma certa estrutura. Poderia ser tudo melhor, tudo mais limpo, mas considero satisfatório. Pena que aboliram os chuveirões.

Vantagens: A segurança, pelo menos com relação aos carros; a possibilidade de um treino em local totalmente plano (coisa rara em Cascavel); a interação com a natureza que é muito intensa, principalmente na parte da ciclovia que cruza a área do exército; o visual é impressionante.

Sugestões: Eu tenho tantos projetos para o lago, que fica difícil até começar:
1 – Melhorar a pista: A pista de corrida / caminhada é inclinada. Quando se caminha não nota, mas correndo percebe. Teria que nivelar e alargar um pouco a pista de corrida.
2 – Pista da bicicleta: Eu já medi o lago todo e analisei todos os pontos, é perfeitamente possível, sem danos ao meio ambiente, a criação de uma outra pista ao lado da pista de corrida, que seria usada para bicicleta (separada por uma muretinha). Permitiria o livre acesso das bicicletas (que hoje tem horários restritos) e manteria a segurança dos pedestres nos outros horários.
3 – Aumentaria a segurança: Nós estamos falando da principal área de lazer e de um dos cartões postais da cidade. Temos que zelar por ele. Hoje você facilmente encontra pessoas usando drogas, pessoas passeando com cachorros (proibido), bicicletas trafegando em horários não permitidos, arruaças, alguns roubos, tentativas de assédio e estupros já foram relatados.
4 – Plantio de Árvores: Melhoria um pouco mais a arborização da área da ciclovia.
5 – Manutenção mais intensa da iluminação: Em vários locais nota-se falhas da iluminação, que torna mais perigosa a prática esportiva noturna.

 As capivaras são um capítulo à parte nesse relato, já que elas existem em abundância no local. Existem duas formas de analisar as capivaras no contexto:

1 - Elas fazem parte do lago, do cartão postal, do charme do lago. É a fauna e flora em interação ímpar. A comunhão perfeita do concreto da cidade com o encanto da natureza.

2 - Elas exigem cuidado para quem pratica esportes no local, tanto pelos dejetos das mesmas como pela presença física na ciclovia. Já tomei uns sustos, já tive que desviar e quase trombei em algumas delas. 
Mas nada que atrapalhasse o treino!

Termino o texto com uma frase: "Correr no lago é tão renovador e estimulante que podemos comparar a beber da  fonte da juventude."


Dona Vera: exemplo e inspiração





Nenhum comentário:

Postar um comentário