sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Meia Maratona de Cascavel para Todos os Gostos (sem mimimi)




Quando comecei a correr, em meados de 2010, não fazia a menor ideia do que era esse extravagante e egocêntrico mundo das corridas de rua. Não sabia que existiam provas na região, não sabia que não existiam, não sabia nem o que era uma meia maratona e para mim São Silvestre era coisa de psicopata.

Os meses foram passando, fui ganhando condicionamento, o peso foi caindo e descobri uma corrida no lago em Fevereiro de 2011. Depois dessa corrida, tornei-me um obcecado por calendários de competições; descobri o circuito SESC, o calendário de meias e maratonas no Brasil e ao final de 2011 já conhecia bem o que acontecia no mundo das provas de rua, principalmente no Paraná.

Conheci também o famoso mimimi cascavelense, de que não tínhamos corridas decentes, que era só a FAG, SESC e umas no lago, que Toledo tinha meia, que foz tinha grupo de corrida e nós não tínhamos, e outras coisas mais. Pois bem, com o passar do tempo, o número de corredores em Cascavel aumentou significativamente, de tal forma, que outros projetos surgiram e inclusive os corredores começaram a se dar o luxo de esnobar certas provas. “Ah porque a FAG está muito cara”, “Ah porque se for para correr no lago não vou”, “Ah porque o SESC não premia mais por categoria”, “Ah porque nunca tem prova na avenida Brasil”, “Ah porque isso, porque aquilo!”.

Chegamos em 2014. Temos uma associação forte e participativa, temos muito mais provas na cidade, temos provas na Tancredo, no Lago, na Avenida Brasil,  temos várias iniciativas e agora teremos a Meia Maratona de Cascavel. Já vi gente reclamando que vai ter muita subida (também acho que tem), já vi gente reclamando que esse circuito é só para divulgar marca disso, marca daquilo (e daí, quem consegue organizar uma prova sem dinheiro), já vi gente reclamando de um monte de coisas sobre essa prova. Eu tenho uma posição bem firme sobre isso: TODOS NÓS TEMOS QUE PARTICIPAR! Deixar de participar desse evento para participar da Meia de Toledo é um tiro no próprio pé. Temos para todos os gostos: trios, duplas e solo. Claro que tem para melhorar, um trajeto mais flat, uma data um pouco melhor (primeiro semestre), mas o que importa? Não podemos deixar morrer a ideia e a iniciativa. Se não participarmos o negócio não será lucrativo e não teremos mais. Teremos que nos contentar em correr no lago e seguir reclamando que Toledo tem Meia e nós não. Por isso eu vou correr, estou me recuperando do Iron, mas vou. Eu vou correr em revezamento de dupla e você?


Nenhum comentário:

Postar um comentário