quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Domingo é Dia de Chuva




“Vai chover chuva de vento.
Já estou sentindo um cheiro d’água,
que vem do céu cinzento.
As formigas lavadeiras cruzam o quintal
em filas compridas de correição.
Minhocas brotam à flor da terra.
- Eh aguão!…” (Guimarães Rosa)

E nesses dias de chuva, vento e frio, como treinar? Geralmente nadador gosta de água, ciclistas consideram um treino com vento interessante e corredores curtem um friozinho para treinar, mas e quando está chovendo, ventando e frio? E esse tempo permanece por dias e dias? Poderia falar sobre nadar em águas abertas ou pedalar outdoor com esse clima, mas quero comentar sobre correr nessas condições.

Correr na chuva para mim é desafiador. Primeiramente porque meus pés, só de olhar para água, já formam bolhas. A última vez que inventei em correr na chuva tive que desistir no km 8 com duas bolhas no pé direito (e não adianta para mim evitar meia de algodão e nem usar tênis arejado com boa drenagem); quando tem vento e frio associados então há uma chance gigantesca de resfriado, bolha no pé e risco de tombo porque sou desajeitado para correr.

Mas chega de Mimimi e vamos aos fatos: correr na chuva não é um problema tão grande assim. Realmente temos que tomar algumas precauções, como NUNCA usar meias de algodão, evitar lugares esburacados, lembrar que não é porque está chovendo que tem se entupir de roupa no verão,  “construir” a proteção contra o frio no inverno com inteligência, fazendo por vezes uso de jaqueta corta-vento quando assim for necessário. Lembre-se de que a sensação térmica pode diminuir a sede e não pode se esquecer de se hidratar. Os motoristas ficam ansiosos e desajeitados dirigindo na chuva, então corram em locais seguros, com roupas visíveis e extremamente atentos. Alguns técnicos sugerem evitar longões na chuva por causa dos riscos acumulados, sendo portanto um treino de exceção! Depois do treino é ir direto para baixo do chuveiro. O que é importante, não faça loucura, não vá de qualquer jeito porque um treino na chuva pode acabar com semanas de treino se os cuidados não forem seguidos.

Voltando ao Mimimi clássico do Sugar Boy Matheus, eu não treino na chuva a não ser que passe muitos dias chovendo, com a planilha rolando e eu preso na academia. Já fiz treino assim, mas considero o risco de desastre maior que o benefício que traz. Para alguns o post no Facebook vale o risco, eu respeito. Ciclismo esquece, eu não pedalo na chuva nem com rodinhas. Chuva é boa para comer pipoca e assistir filminho, MAS NÃO SE ENTREGUE AS TENTAÇÕES, comer pouco quando não corre também é treino.

Agora em dia de Prova é outra coisa. Meus corredores, triatletas, amigos – NÃO PODEMOS ARREGAR EM DIA DE PROVA! O segredo para fazer uma boa prova na chuva é simples, vai lá e corra o mais rápido que puder. Os cuidados com relação aos pés e vestimentas são muito parecidos. Sugiro se aquecer bastante antes da largada e se puder manter-se coberto com jaquetas ou plásticos corta-chuva antes da largada (tipo aqueles das cataratas ou como algumas revistas sugerem pode usar até saco de lixo gigante) seria bem interessante. Aquecimento, manter-se aquecido e sair correndo feito um maluco.

Domingo, as chances de chuva na manha são de 98%.Portanto amigos, vai chover, mas não há desculpas para não prestigiar a Nossa Meia Maratona de Cascavel. Está cada vez mais interessante a brincadeira:  ela é nossa, o percurso é  duro, tem o cemitério maldito, chuva, vento, frio; se cair granizo vira Sibéria, se soltar o tigre vira treinamento do exercito de Israel. É Medalha para se orgulhar de ter conquistado! É desafio para Monstros!


Vai ficar de fora?

Nenhum comentário:

Postar um comentário