sábado, 7 de fevereiro de 2015

SESC TRIATHLON CAIOBÁ – A Festa do triathlon por José Fernando Marucci


No próximo dia 08 de março será realizada a 27ª edição do SESC TRIATHLON CAIOBÁ, prova que o SESC PR desenvolve desde 1989, na distância short, com 750m para natação, 20 km de ciclismo e 5 km de corrida, medidas que correspondem à metade das oficiais do Triathlon Olimpico. Na 25ª edição realizada no ano de 2013 o SESC incluiu a modalidade Olímpica para os atletas amadores.
Eu pela 6ª vez irei participar desta empolgante prova e como sempre nesta época do ano, encontro-me dedicado aos treinos, simplesmente para tentar me superar.

A impressão que eu tenho é como se eu estivesse indo para a minha cidade natal reencontrar os amigos, pois depois de 6 anos consecutivos são tantos amigos no triathlon que realmente torna-se uma grande festa.
A prova é no domingo, mas eu sempre cheguei na sexta a noite em Caiobá, porque no sábado de manhã rola aquele reconhecimento no mar na praia mansa, local que desde cedo fica repleto de triatletas curtindo aqueles momentos que antecede a prova. No sábado as 17h00 tem o simpósio no Ginásio do SESC e neste momento tem-se uma ideia da grandiosidade da prova. São aproximadamente 1.200 triatletas reunidos para receber as instruções da prova.



Incrível que se o SESC para a realização da prova destaca o mesmo número de funcionários, ou seja, são 1.200 funcionários trabalhando, para que tudo seja perfeito. E isto faz a diferença, porque uma prova que envolve três modalidades esportivas e com esse número de atletas e ainda junto uma prova de triatlhon olímpico para os amadores e outra para os profissionais e tudo é um relógio no funcionamento, só aplaudindo e vendo de perto, para acreditar que tudo realmente é perfeito.

Outro ponto que acho fascinante nesta prova, que basta que um atleta que pratique qualquer uma das modalidades esportivas envolvidas, para que participe desta prova, desde que consiga inscrição, pois é bem concorrida. E por que digo isto? Porque eu já presencie pessoas que simplesmente tinham a vontade de fazer a prova e fizeram a inscrição e sem maiores investimentos em roupas próprias ou bicicletas caras, foram lá de sunga e com uma mountain bike de passeio e completaram a prova, sentindo o gostinho de participar de uma prova de triatlhon inesquecível.
Isto é bacana, uma vez que a essência do esporte é agregar e possibilitar que cada vez mais pessoas possam praticar atividade física.

Na chegada é outro ponto emocionante! Os triatletas vão completando a prova e comemorando a vitória e a coragem de terem completado uma prova de triatlhon com tantos outros triatletas.
Mas não acabou ainda! Por fim é a prova do triatlhon olímpico para os amadores e para os profissionais. Momento único de outra emoção e ver os profissionais competindo no mesmo local, que você simples mortal completou a prova na modalidade short.


Em 2013 quando o SESC TRIATHLON CAIOBÁ festejou a 25ª edição, passei por um momento muito especial, que realmente eu senti que além desta prova fazer parte da minha vida esportiva, eu também fazia parte da história da prova. Nesta oportunidade o SESC lançou uma revista comemorativa dos 25 anos da prova. E naquele dia quando voltei para o hotel e estava com os amigos Matheus e Willian fomos olhar a revista, para ver onde que seria colado o adesivo do capacete e quanto abrimos a revista para ver algumas fotos, eu tomei susto de alegria! Na primeira foto que olhamos eu me reconheci e estava pedalando na frente de um  pelotão. Em tantas provas realizadas, com tantos outros triatletas, escolheram uma foto minha no ciclismo. Claro que foi uma coincidência enorme, mas me marcou muito e tenho para mim, como projeto de vida fazer todas as futuras edições e quem sabe um dia, quando meus filhos tiverem idade, largar com eles a prova.



Se você nada ou pedala ou corre e tem vontade de fazer uma prova de triatlhon, e principalmente sem maiores investimentos, esta é a prova. Tenho certeza que você acima de tudo se divertirá muito e fará muitos amigos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário