segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Correndo pelos Parques e Ciclovias de Cascavel – Avenida Barão do Rio Branco



Hoje continuaremos nossa saga pelos parques e ciclovias da cidade. O primeiro episódio foi a Avenida Brasil do terminal leste até o trevo cataratas e agora falaremos da Avenida Barão do Rio Branco.
Os lugares visitados serão:
  1. Avenida Brasil no trecho de ciclovia entre o terminal leste – trevo cataratas
  2. Avenida Barão do Rio Branco
  3. Lago Municipal
  4. Ciro Nardi
  5. Avenida Tancredo Neves com prolongamento para BR 277 até o distrito industrial
  6. Parque Tarquinio
  7. Parque Vitória
  8. Autódromo
2 - Ciclovia da Avenida Barão do Rio Branco
Lembrada muito mais por ser útil para deslocamento de trabalhadores do que por ser um local de treinamento de fim de semana, a Ciclovia da Avenida Barão do Rio Branco é mais uma opção para aqueles que buscam diversificar seus treinos. É uma ciclovia curta, possui apenas 2km de extensão e une a Avenida Brasil ao Viaduto do Ceasa, terminando na estrada que vai para o Espigão Azul (PR-486). Muito usada por ciclistas que usam a ciclovia para ir ao trabalho ou se locomover, aos fins de tarde e finais de semana é utilizada para treinos como uma boa opção para essa região da cidade. Possui uma boa arborização, mas a pista é bem judiada e a grama irregular. Apesar de ter muita gente treinando nos fins de tarde, quando corro lá me sinto uma carta fora do baralho, como se agredisse o status quo do local. Tem até uma pracinha nova, no cruzamento da Barão com a Avenida Piquiri – Minas Gerais, com alguns aparelhos de ginástica, mas pouca árvore na pracinha em um ambiente que não considero aconchegante.
Altimetria: Saindo da Avenida Brasil, a ciclovia começa com uma forte subida até o semáforo da Rua Minas Gerais. Então segue-se em falso plano em descida mais longo, até a Manaus, quando inicia-se uma breve subida terminando um plano no viaduto. Tem poucos lugares completamente planos, então considero uma altimetria moderada.

Distância: A distância total da Avenida Brasil ao trevo do Ceasa é de 2km.

Tipos de treinos: Se levarmos em consideração apenas sua extensão real, 4km ida e volta acaba por ser um treino sem muitas opções restando quase que exclusivamente a rodagem, já que longão seria entediante demais e tiros em subida seria uma boa opção, mas a grama não é boa e a subida principal é cortada por um retorno. O que eu pessoalmente faço e vejo muita gente fazer, é utilizar a ciclovia da Avenida Barão do Rio Branco como parte do treino. Pode-se conectar com a Avenida Brasil ou com a rodovia do Espigão Azul como longão. Nós triatletas gostamos muito de utilizar a Barão quando fazemos treinos de transição no DER. Do estacionamento do DER até o fim da Barão tem-se algo em torno de 6400 ida e volta.


Segurança: É talvez o espaço de treinamento de Cascavel mais cortado por retornos, tornando o treino um pouco mais perigoso. Em alguns pontos, como no cruzamento da Rua Manaus, cria-se um cenário de tantos retornos que lembra o transito no Paquistão. Atenção redobrada em todos os sentidos, há muita imprudência. Cuidado com ciclistas desatentos. Quanto à assaltos, não tenho nenhuma consideração a fazer, mas creio que há noite seja um lugar um pouco perigoso, principalmente para mulheres desacompanhadas.
Hidratação: Não existe estrutura própria para hidratação dos corredores. Se precisar numa urgência se hidratar, existe o posto de gasolina na esquina com a Manaus.


Vantagens: Uma boa opção para quem mora na região. Permite treinos que variam entre 4, 8 -12km. Tem uma quantidade relativamente boa de sombras. Como dito anteriormente, interessante para treinos de transição.

Sugestões: Minha sugestão para melhoras, seria alargamento da pista ou criação de uma ciclovia exclusiva para bicicletas, separada da pista para corredores e pedestres. Criação de dois postos de hidratação e melhorar a sinalização no cruzamento da Rua Manaus.

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